EPNERVIR.com

Escola

Mensagem do Presidente

Os recursos humanos de um País são um fator diferenciador nesta sociedade global à qual Portugal pertence.
A EPN – Escola Profissional da NERVIR está empenhada em contribuir de forma decisiva para a valorização e capacitação profissional dos jovens da região de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Ao longo dos últimos 28 anos, assim o fez e acredita que com a ajuda e apoio de todas as entidades intervenientes neste processo, continuará perseguindo os objetivos que a orientam.
A EPN, sendo propriedade duma Associação Empresarial, conhece com rigor as valências exigidas localmente, aos jovens que se iniciam hoje no mundo do trabalho e por essa razão, defende a sua autonomia na seleção dos cursos considerados oportunos e necessários às reais necessidades das empresas desta Região.

Conta com o apoio dos alunos, dos pais, dos professores, dos colaboradores e das Instituições para a prossecução do seu objetivo.

Cumprimentos,

Eng.º José Marinho de Magalhães Correia

História

Escola Profissional da NERVIR, foi criada por contrato programa em 16 de Outubro de 1991, celebrado entre o Estado Português (representado pelo antigo G.E.T.A.P) e Associação Empresarial – NERVIR, na época Núcleo Empresarial, representada pelo seu Presidente de então, Zeferino Boal.

A Associação Empresarial – NERVIR, com um espírito dinâmico e inovador, sempre atenta às carências e necessidades de acompanhamento e desenvolvimento das suas empresas e da região em geral, inventariou e analisou essas mesmas necessidades e pode definir com mais rigor quais as prioridades ao nível de formação de quadros intermédias.

Sendo assim, em 1991, a E.P.N. iniciou a sua atividade com os dois primeiros cursos profissionais, cuja frequência era um total de 35 alunos:

  • Técnico de Comunicação/Marketing, Relações Públicas e Publicidade com um total de 17 alunos;
  • Técnico de Contabilidade com os restantes 18 alunos;

Numa perspectiva de alargamento e desenvolvimento, em 1993, já existiam em funcionamento além dos iniciais, os cursos de:

  • Técnico de Serviços Comercias;
  • Técnico de Turismo/Profissionais de Informação Turística.

Neste mesmo ano, funcionaram ainda, os cursos de Secretariado Internacional e o de Aprovisionamento e Gestão de Stocks, com a duração de 12 meses, em regime diurno, para alunos com o 12º ano e ainda o curso de Design em regime noturno.

Com os presentes cursos, a Escola Profissional da NERVIR teve como principal objetivo formar técnicos qualificados capazes não só de ingressar no mercado trabalho, mas também fazer face a futuras modificações que este viesse sofrer.

A formação proporcionada tinha como objetivo formar técnicos qualificados, trabalhadores autónomos, intervenientes e cidadãos ativos.

O processo de formação preconizado pela escola é um processo global que integra quer a dimensão instrumental/cognitiva quer a dimensão comportamental. Pretende-se desta forma construir um modelo humanista de educação e formação, em que a escola esteja estreitamente ligada, quer à comunidade quer ao mundo do trabalho.

A formação da EPN procurou sempre, atender às realidades sociais, culturais e de trabalho, às necessidades de formação local e regional, à inserção dos projetos a desenvolver pelos alunos na comunidade, para isso é necessário manter relações entre a escola e a comunidade por um lado e o sistema social e político por outro.

Autorização Prévia de Funcionamento nº 34
Apoio Financeiro do Estado e o Financiamento Comunitário
FSE

OSS

85%

15%

Orgãos – Comissão Executiva
Eng. José Marinho de Magalhães Correia
Presidente
Eng. Emanuel José Sousa Camilo
Vice-Presidente
Lic. Carlos Alberto Costa Almeida
Diretor-Pedagógico
Corpo Docente 2019 / 2020
ANA SOFIA JORDÃO CARLOS ALEXANDRE PIMENTEL COSTA
CARLOS EDUARDO DA SILVA ALMEIDA CARLOS MANUEL BENTO SANTOS
FRANCISCO GONÇALVES DE CARVALHO GILBERTO FERNANDO VILELA
HELENA CRISTINA BORGES ELIAS LOUSADA HELENA MARIA GOMES BOGAS
JOCELINA GISLENE SILVANO HERDEIRO MARIA ARMANDA COSTA GOMES
NUNO ANDRÉ CRUZ OLINDA CELESTE CORDEIRO BORGES
PATRICIA LILIANA MOURÃO DINIS RICARDO NUNO DA SILVA ALMEIDA
SANDRA ALICE OLIVEIRA SANDRA MARIA CAROCHA RODRIGUES
SANDRA MARIA BORGES TIAGO MONTEIRO GONZALES
Instalações